Muralha Digital de São José dos Pinhais une tecnologia à segurança pública
09/05/2025
(Foto: Reprodução) Com 1.050 câmeras já instaladas, o sistema de monitoramento inicia nova fase que permite a integração de câmeras particulares. Desde o começo de sua implementação em 2023, a Muralha Digital de São José dos Pinhais tem se consolidado como um dos principais instrumentos no combate ao crime e na melhoria da segurança pública local. Com 1.050 câmeras distribuídas por pontos estratégicos da cidade, o sistema de monitoramento tem permitido respostas rápidas das forças de segurança, além de oferecer uma visibilidade maior sobre o que ocorre nas ruas da cidade.
O alcance do sistema vai além da vigilância. Parte das câmeras é capaz de realizar a leitura de placas de veículos, identificar rostos e monitorar o descarte irregular de lixo. Um dos casos aconteceu recentemente, quando a Guarda Municipal prendeu um homem após ele abandonar uma cachorra em uma rua do bairro Rio Pequeno. O abandono foi flagrado pela Muralha Digital, que registrou a placa do veículo e forneceu informações cruciais que possibilitaram a prisão em flagrante do responsável.
Esse incidente é apenas um exemplo de como o sistema tem ajudado a identificar e punir maus-tratos contra animais. Em outra situação, imagens das câmeras registraram um homem agredindo um porquinho-da-índia até a morte com marteladas.
A Muralha Digital ajuda a combater crimes como maus tratos a animais, descarte de lixo irregular, recuperação de veículos roubados, entre outros
Divulgação / Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais.
Além da proteção animal, a Muralha Digital também tem sido crucial na recuperação de veículos roubados. A presença de câmeras em pontos chave da cidade facilita a identificação e localização de automóveis furtados, contribuindo para uma resposta mais ágil das forças policiais.
De acordo com o diretor do Departamento de Tecnologia e Monitoramento da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, Andreo Mencato, o uso da tecnologia tem sido decisivo para os avanços observados na segurança pública. "O monitoramento em tempo real permite que nossos agentes ajam rapidamente em qualquer incidente, aumentando a taxa de captura de suspeitos e minimizando os impactos de ocorrências criminosas", afirma Andreo.
Expansão do sistema
A Muralha Digital de São José dos Pinhais entrou recentemente em sua terceira fase, que promete ampliar ainda mais a cobertura do sistema de monitoramento. Agora, cidadãos e empresários poderão integrar suas câmeras particulares ao sistema da Muralha, aumentando significativamente a capacidade de vigilância em tempo real.
O sistema de monitoramento de São José dos Pinhais utiliza tecnologia de ponta e se destaca como uma importante ferramentas para construção de uma cidade mais segura.
Divulgação / Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais.
O diretor Andreo Mencato, explica que a integração será restrita às câmeras voltadas para o espaço público. "As câmeras internas de estabelecimentos comerciais ou residenciais não serão conectadas ao sistema, garantindo a privacidade dos cidadãos", ressalta.
A iniciativa visa fortalecer o monitoramento de áreas públicas, como ruas e bairros, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a população. A expectativa é de que, nessa nova fase, cerca de 500 câmeras particulares sejam integradas, ampliando ainda mais a rede de monitoramento.
"Essa colaboração entre a população e as autoridades promete ser um modelo inovador no combate ao crime e na garantia de um ambiente mais seguro para todos", acrescenta Mencato.
A Muralha Digital, ao combinar tecnologia de ponta com a participação ativa da comunidade, se posiciona como uma das mais eficazes ferramentas no enfrentamento à criminalidade e na construção de uma cidade mais segura. Os interessados em integrar suas câmeras com o sistema municipal de monitoramento devem preencher um cadastro clicando aqui.