Maringá se transforma: conheça o Masterplan que une Eurogarden e Novo Centro Cívico
29/10/2025
(Foto: Reprodução) Um projeto em escala inédita
O futuro de Maringá começa a ser redesenhado em uma área de 1.400.000 m², localizada em um dos pontos mais estratégicos da cidade, onde funcionava o antigo aeroporto regional. Ali nasce um projeto que une urbanismo visionário e desenvolvimento sustentável: o Masterplan que integra o Novo Centro Cívico e o Eurogarden.
O CEO do Eurogarden, Jefferson Nogaroli, lembra que, desde a aquisição da área, o objetivo sempre foi criar algo diferente:
“Nossa ideia foi transformar o espaço em um parque caminhável, com paisagismo de qualidade, muito verde e áreas drenáveis. Um projeto pensado para a sustentabilidade e o bem-estar das pessoas. Muitos desses conceitos de excelência já se refletem em Maringá, uma cidade que nasceu planejada e continua evoluindo.”
Dois polos complementares
De um lado, o Novo Centro Cívico se consolida como polo de poder e serviços governamentais. De outro, o Eurogarden foi planejado para atender à demanda crescente de moradia de alto padrão, comércio, lazer e convivência — tudo alinhado a bem-estar e sustentabilidade.
Juntos, formam um ecossistema urbano inédito, que promove deslocamentos fáceis e harmonia entre espaços públicos e privados.
Assinatura internacional
O projeto é assinado pelo renomado escritório francês Archi5, reconhecido mundialmente por integrar natureza, tecnologia e urbanismo inteligente.
“As generosas avenidas são adequadas para ciclistas e os parques são voltados para um presente e futuro com mais qualidade de vida para os moradores e respeito à biodiversidade”, enfatiza o arquiteto Toma Dryjski, da Archi5.
O arquiteto Edson Yabiku, fundador da Bridge Arquitetura, com sede em Londres, participou da reestruturação do Masterplan:
“O espaço estabelece um novo parâmetro de qualidade para Maringá, principalmente em termos de escala e usabilidade. A dedicação dada aos elementos de escala humana e à natureza são atitudes que denotam uma visão de futuro e generosidade muito grande que me fazem ter orgulho de participar do projeto.”
Divulgação
Divulgação
Mobilidade e qualidade de vida
No bairro, a concepção prevê infraestrutura coesa e soluções que reduzem a dependência de automóveis, seguindo o conceito da “cidade de 15 minutos”, onde tudo é possível de ser feito a pé ou de bicicleta.
Trabalhar, morar, estudar, resolver serviços do dia a dia, praticar esportes e lazer, ou simplesmente encontrar amigos em cafés e parques estará, em muitos casos, a poucos passos de distância.
Referência global
Especialistas afirmam que essa é a maior evolução urbanística e imobiliária da história recente de Maringá. Quando atingir sua plenitude, a área privada do bairro deverá ter cerca de 3 milhões de metros quadrados de construções em 66 lotes. A população prevista é superior a 60 mil pessoas.
A iniciativa coloca a cidade em sintonia com tendências globais de urbanismo, já vistas em centros como Copenhague, Barcelona e Singapura, onde planejamento e bem-estar coletivo orientam cada decisão.
Legado para as próximas décadas
O Masterplan do Eurogarden e do Novo Centro Cívico projeta uma cidade mais conectada e começa a revelar a Maringá das próximas décadas: um espaço que se consolida como referência nacional em planejamento urbano.