Governo do Paraná quer ampliar número de colégios cívico-militares em 2026
24/10/2025
(Foto: Reprodução) Projeto do governo pretende ampliar número de colégios cívico-militares
Um projeto de lei apresentado pelo Governo do Paraná propõe ampliar o número de colégios cívico-militares para o ano letivo de 2026. Um projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa (Alep) prevê que escolas de educação em tempo integral também possam adotar o modelo, atualmente restrito às unidades de ensino fundamental e médio.
A proposta também amplia o alcance do programa. Se aprovada, ela permitirá que municípios com pelo menos duas escolas da rede estadual adotem o modelo, independentemente de estarem em área urbana ou rural. O regulamento atual exige que as duas unidades estejam em zonas urbanas, o que impede a participação de escolas rurais.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
O projeto de lei foi enviado na última segunda-feira (20), com pedido de regime de urgência. A proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e também pelas comissões de Educação e Segurança Pública. A expectativa é de que o texto seja analisado em plenário na próxima segunda-feira (27).
Ampliação
Os colégios cívico-militares começaram a funcionar no Paraná em 2020. A gestão é compartilhada entre dois diretores: um civil, responsável pela parte pedagógica, e um militar da reserva, que cuida da disciplina e rotina, com apoio de policiais e bombeiros também da reserva.
Diferentemente das escolas regulares, em que a direção é eleita pela comunidade escolar, os diretores dos colégios cívico-militares são escolhidos pela Secretaria de Educação.
Uniformes de colégio cívico-militar no Paraná
Reprodução/RPC
A proposta de ampliação do modelo divide opiniões. A especialista em educação Cláudia Costin, por exemplo, é contrária à medida.
"Eles não tem a formação nem o preparo para lidar com pedagogia, para eles não entendem como é que o cérebro de uma criança se desenvolve, então não são os profissionais mais adequados. O Paraná tem professores muito bons, é um dos melhores sistemas educacionais e tem professores brilhantes. Eu não vejo o que um bombeiro aposentado pode ajudar", disse.
LEIA TAMBÉM:
Ciência: Hospital constrói bunker com 800 m³ de concreto e 30 toneladas de gelo para abrigar equipamento radioativo inédito na América do Sul
Saúde: Melhora advogada que salvou família de incêndio, diz boletim
Empatia: Mãe que perdeu filha após falhas de atendimento luta por progresso na segurança de pacientes
Por outro lado, o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, defende o programa.
"Nosso programa é um programa que toda a gestão escolar está sob responsabilidade de professores e o militar cuida da disciplina na entrada do aluno, da organização do recreio, da saída, da organização dos estudantes para receberem seus professores na sala de aula. É um modelo de disciplina, que, com disciplina, gera mais qualidade e mais sucesso", falou.
Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que ainda está estudando o tema e que a lei apenas permite a inclusão das escolas de tempo integral no programa, mas a adaptação depende de análises que estão em andamento.
Enquanto isso, o Supremo Tribunal Federal (STF) analisa uma ação que questiona a constitucionalidade do modelo. Não há data prevista para o julgamento.
312 colégios do PR são cívico-militares
Atualmente, a rede estadual tem mais de 2 mil escolas e cerca de 1 milhão de estudantes. Destas, 312 são colégios cívico-militares, que atendem aproximadamente 190 mil alunos. Outras 412 unidades funcionam em tempo integral.
Segundo o secretário, cerca de 20 escolas atendem aos critérios para adotar o modelo. Antes da implantação, é feita uma consulta com a comunidade escolar — incluindo professores, estudantes e pais. Caso o quórum mínimo não seja atingido em até três dias de votação, a decisão fica a cargo da Secretaria de Educação.
"A escolha da direção sempre é uma possibilidade democrática e boa, mas nosso processo também é um processo de escuta, que é onde a gente vai ver qual é o perfil do professor que está se habilitando pra ser diretor, com o tipo de modalidade de oferta, pois muitas vezes pra você ser diretor de uma escola em tempo integral, é um perfil que você tem que ter, umas competências e habilidades que você precisa desenvolver pra ser um bom gestor", explicou.
Paraná terá novas consultas públicas para inclusão do modelo cívico-militar em mais 28 colégios
SEED/Divulgação
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.