Destruição em Rio Bonito do Iguaçu foi causada por tempestade classificada como 'supercélula', diz governo; ventos podem ter chegado a 250 km/h
07/11/2025
(Foto: Reprodução) Tornado causa destruição e deixa feridos em Rio Bonito do Iguaçu, no PR. Imagens cedida
A ocorrência que deixou cinco mortos e mais de 100 feridos em Rio Bonito do Iguaçu, na região central do Paraná, foi causada por um tornado que integrou uma tempestade do tipo supercélula, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Centenas de casas da cidade foram destelhadas, imóveis foram danificados e postes de energia foram ao chão após a passagem da tempestade, no início da noite desta sexta-feira (7). Assista acima.
Durante a manhã desta sexta, havia um alerta de chuvas intensas no estado por conta de um ciclone extratropical e uma frente fria.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
Rio Bonito do Iguaçu foi um dos municípios mais atingidos no estado durante o deslocamento de uma frente fria, que passou por todas as regiões paranaenses com vários núcleos de tempestade.
➡️ Supercélula é um tipo de tempestade caracterizada pela presença de um mesociclone (uma corrente de ar ascendente girando no interior da nuvem).
Conforme o Simepar, a intensidade de um tornado é medida dentro da chamada "escala Fujita". Nela, o tornado que atingiu o Paraná foi classificado preliminarmente com o índice F2 - o que equivale a ventos entre 180 km/h e 250 km/h. O Simepar avalia, porém, se alguns pontos da cidade podem ter sido atingidos pode ventos que superaram os 250 quilômetros por hora, o que mudaria a classificação para F3.
“Vamos continuar monitorando, analisando as imagens das fotos, imagens aéreas, em conjunto com a Defesa Civil, e se for o caso poderemos reclassificar a intensidade do fenômeno, pois foi extremamente severo”, explica o meteorologista Reinaldo Kneib.
Tornado causa destruição em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná
Reprodução/Redes sociais
Rajadas de vento pelo estado
Conforme o Simepar, além de Rio Bonito do Iguaçu, foram registradas rajadas de vento em:
Dois Vizinhos (INMET): 82,4km/h às 19h;
Cornélio Procópio: 76km/h às 20h30;
Campo Mourão: 74,2km/h às 21h30;
Candói: 73,1km/h às 17h;
Planalto (INMET): 70,9km/h às 15h;
Distrito de Horizonte, em Palmas: 70,6km/h às 18h45;
Cianorte: 69,8km/h às 22h30;
Clevelândia (INMET): 68,8km/h às 16h;
Cascavel: 66,2km/h às 20h30;
Japira (INMET): 64,1km/h às 22h;
Laranjeiras do Sul: 61,6km/h às 19h45;
Londrina: 60,1km/h às 20h15.
Vítimas
Até o início da madrugada de sábado (8), segundo a Defesa Civil, havia 30 vítimas graves em atendimento e 100 feridos moderados. Não se descarta a possibilidade de pessoas sob escombros. Desaparecimentos, no entanto, não foram reportados, segundo a Defesa Civil.
O coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, afirmou que o número de vítimas pode aumentar. Segundo ele, equipes de várias regiões do estado, inclusive de Curitiba, foram enviadas para apoiar os trabalhos.
O governador Ratinho Junior informou que a Defesa Civil e as forças de segurança estão mobilizadas e acompanham as cidades atingidas pelas tempestades.
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Veja mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul.