Consórcio Infraestrutura PR vence leilão do Lote 4 de pedágio em rodovias do Paraná

  • 23/10/2025
(Foto: Reprodução)
Novo pedágio: Lote 4 será leiloado nesta quinta-feira O Consórcio Infraestrutura PR venceu a disputa pelo Lote 4 do Sistema Integrado de Rodovias do Paraná. O resultado foi divulgado na tarde desta quinta-feira (23), pela Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. O desconto para a tarifa básica de pedágio ofertado pela empresa foi de 21,30%. Oito rodovias estaduais e três federais que passam por 33 cidades do estado ficarão sob administração da empresa por 30 anos. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maringá no WhatsApp Investimento O contrato prevê o investimento de cerca de R$ 16 bilhões. Com o valor, as rodovias deverão ser beneficiadas com mais de 231 km de duplicações, 87,11 km de faixas adicionais, 39,49 km de contornos e quatro correções de traçado. Além disso, terá que ser realizada a implantação de 74 passarelas, 174 pontos de ônibus, oito passagens de fauna, 18 barreiras acústicas, 28 caixas para contenção de produtos perigosos, entre outras obras de arte especiais, como viadutos e pontes, e intervenções voltadas à modernização e segurança da malha rodoviária. O lote inclui extensão de 627,52 quilômetros das rodovias das regiões Norte e Noroeste. Os trechos beneficiados serão: as federais, BR-272, BR-369 e BR-376; e estaduais, PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986. Lista de cidades atendidas pelo trecho: Alto Paraná; Ampére; Arapongas; Cambé; Cianorte; Cornélio Procópio; Cruzeiro do Oeste; Doutor Camargo; Floriano; Francisco Alves; Engenheiro Beltrão; Guaíra; Guairaçá; Ibiporã; Jataizinho; Loanda; Londrina; Mandaguaçu; Mandaguari; Marialva; Maringá; Nova Esperança; Nova Londrina; Paiçandu; Paranavaí; Presidente Castelo Branco; Rolândia; Sarandi; Tapejara; Terra Roxa; Toledo; Umuarama; Uraí. PR-444 em Apucarana. Roberto Dziura Jr/AEN Disputa Na abertura dos malotes com propostas, o Consórcio Infraestrutura PR havia ficado em segundo lugar, com a oferta de 18,52%. Enquanto isso, a empresa Reune Rodovias Holding I S.A. estava em primeiro lugar, com 21,20%, a Motiva Infraestrutura de Mobilidade S.A em terceiro, com 9,14%, e a Mota-Engil Latam Portugal S.A. em quarto, com 6,23%. Conforme as regras do leilão, as empresas que realizaram ofertas com diferenças abaixo de cinco pontos percentuais tiveram que realizar lances ao vivo, com valor de variação mínimo de 0,10%. Com isso, após apenas um lance, o Consórcio Infraestrutura PR foi a vencedor da disputa, ofertando o desconto de 21,30%. A concorrente Reune Rodovias Holding I S.A. não efetuou nenhum lance e manteve o desconto proposto inicialmente. Leia também: Criança sobreviveu: Casal é executado com pelo menos 15 tiros na frente de criança no Paraná Atualização: Melhora estado de saúde de advogada que salvou família de incêndio no Paraná, diz boletim Investigação: Mais de 45 indígenas são resgatados de condições análogas à escravidão no PR após saírem de aldeias por promessa de trabalho Histórico O Consórcio Infraestrutura PR também foi o vencedor do leilão do Lote 2 e do Lote 6. Ele é uma associação entre as empresas EPR 2 Participações S.A. e Perfin Voyager, especializadas em investimentos em concessões de rodovias e mobilidade. Atualmente, o consórcio é responsável por seis concessões de rodovias em Minas Gerais e no Paraná. A EPR Via Mineira, a EPR Triângulo, a EPR Sul de Minas e a EPR Vias do Café operam no estado mineiro. A EPR Litoral Pioneiro e a EPR Iguaçu em rodovias paranaenses. BR-376, em Alto Paraná. Roberto Dziura Jr/AEN Outros lotes O fim do contrato com as antigas concessionárias ocorreu em agosto de 2021 e o edital de licitação do lote 1 foi publicado em maio de 2023. Neste período as estradas ficaram sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Para a concessão do Sistema Integrado de Rodovias do Paraná, o estado foi dividido em seis lotes, com rodovias estaduais e federais. Cada lote é leiloado separadamente. A responsável pelo lote 1 é a Via Araucária, com a concessão de 473 quilômetros. Nos pacotes estão trechos da BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427, localizadas nas regiões central, Campos Gerais e Curitiba. As tarifas dos pedágios estão ativas desde março deste ano. Já o lote 2, no Norte Pioneiro, Campos Gerais e Curitiba, está sob responsabilidade do grupo EPR Litoral Pioneiro. Com mais de 600 quilômetros, estão BR-153, BR-277, BR-369, PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855. Assim como o primeiro, as tarifas são cobradas desde março. O lote 3 ficou sob responsabilidade da concessionária CCR S/A. O lote inclui 569 quilômetros das rodovias BR-369, BR-373, BR-376, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090, dentro da Malha Norte. Os trechos fazem a ligação da região norte do estado com a BR-277, até o Porto de Paranaguá, no litoral. O grupo EPR também venceu o leilão pelo Lote 6 e foi o único concorrente. Ele ficou responsável por 662 quilômetros de rodovias federais e estaduais. São elas: BR-163, BR-277, e PR-158, PR-180, PR-182, PR- 280 e PR-483. O leilão do Lote 5 está previsto para ser realizado no dia 30 de outubro, às 14h. Ele tem 432,77 quilômetros de extensão e atenderá 17 cidades do Paraná. As rodovias beneficiadas serão BR-163, BR-369, BR-467, PR-158, PR-317, PR-467, PR-977 e PR-978. VÍDEOS: mais assistidos do g1 Paraná Leia mais notícias no g1 Norte e Noroeste.

FONTE: https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2025/10/23/consorcio-infraestrutura-pr-vence-leilao-do-lote-4-de-pedagio-em-rodovias-do-parana.ghtml


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