Após leilão, Porto de Paranaguá se torna o primeiro do Brasil a ter canal de acesso concedido à iniciativa privada

  • 22/10/2025
(Foto: Reprodução)
Canal de Acesso do Porto de Paranaguá foi leiloado Claudio Neves/Portos do Paraná O Consórcio Canal Galheta Dragagem (CCGD) venceu o leilão pelo Canal de Acesso do Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, realizado nesta quarta-feira (22) pela Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. O contrato é de 25 anos. Essa é a primeira vez no Brasil que o Canal de Acesso de um porto é concedido à iniciativa privada. Além do grupo, outras três empresas apresentaram propostas. O Consórcio Canal Galheta Dragagem (CCGD) apresentou como proposta o valor de outorga de R$ 276 milhões e o desconto de 12,63% na taxa Inframar, que as embarcações pagam para acessar os portos. Segundo o governo do estado, a redução favorece os operadores que utilizam os portos paranaenses para exportar ou importar produtos. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PR no WhatsApp A taxa cobre, por exemplo, os custos das dragagens que garantem a profundidade segura para as manobras de atracação e desatracação dos navios, como detalha o Governo do Paraná. Atualmente, a manutenção é feita pela Autoridade Portuária. Com a concessão, o Consórcio Canal Galheta Dragagem terá de fazer esse trabalho constantemente. Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, o leilão de Paranaguá servirá de modelo para outros leilões de canais de acesso em Santos (SP), Itajaí (SC), Porto da Bahia e Rio Grande (RS). Situados ao sul da Ilha do Mel, os 34,5 quilômetros do Canal de Acesso, que têm parte do trecho conhecido como Canal da Galheta, são o principal acesso aquaviário ao porto e aos terminais da Baía de Paranaguá desde a década de 1970, quando o aumento do número de navios de maior porte exigiu a dragagem do Banco da Galheta e a consequente criação do canal. LEIA TAMBÉM: Vídeo: Casa inteira é transportada por caminhão Investigação: Mais de 45 indígenas são resgatados de condições análogas à escravidão após saírem de aldeias por promessa de trabalho Saúde: Hospital constrói bunker com 800 m³ de concreto e 30 toneladas de gelo para abrigar equipamento radioativo inédito na América do Sul Investimentos de R$ 1,23 bilhão Conforme o edital, a empresa deverá investir ao menos R$ 1,23 bilhão nos cinco primeiros anos do contrato de concessão. Além disso, a responsabilidade de dragagem, que hoje é do porto público, passará a ser da empresa. Ou seja, o Consórcio Canal Galheta Dragagem é agora responsável por ampliar a profundidade do canal e garantir que o Porto de Paranaguá passe dos atuais 13,3 metros de calado – que é a distância entre o ponto mais profundo da embarcação e a superfície da água – para 15,5 metros. "Dois metros de calado representam, em média, mil contêineres a mais no navio ou 14 mil toneladas a mais de algum produto em uma embarcação, sem que o usuário pague mais por isso", explica o diretor-presidente da Portos Paraná, Luiz Fernando Garcia. Os investimentos previstos no edital também incluem a realização de estudos e levantamentos hidrográficos, dragagem, derrocagem, sinalização, entre outras ações de manutenção e modernização do Canal de Acesso ao Porto de Paranaguá. A empresa só poderá receber a tarifa Inframar completa e solicitar ajustes de valores após cumprir as obras estipuladas pelo edital e pelo contrato de concessão. Além da outorga definida no leilão e dos investimentos obrigatórios previstos em contrato, o CCGD deverá despender outros R$ 86 milhões de outorga fixa por ano e 3% da receita anual. Leilão disputado Inicialmente, quatro empresas apresentaram propostas de desconto mínimo. Foram elas: Consórcio Canal Galheta Dragagem (CCGD), desconto de 10,73% Chec Dredging Co., desconto de 10,30% DTA Engenharia, desconto de 1,29% Jan de Nul NV, desconto de 0,34% Com isso, o leilão foi levado a uma disputa por viva-voz, na qual participaram o Consórcio Canal Galheta Dragagem e a Chec Dredging Co. Ambas apresentaram a proposta de desconto de 12,63%, o máximo permitido no edital. Em seguida, foi apresentado o valor de outorga – pagamento feito ao poder concedente pelo direito de explorar o canal de acesso. O Consórcio Canal Galheta Dragagem apresentou inicialmente o valor de R$ 160,2 milhões e a Chec Dredging Co. de R$ 86,1 milhões. Novamente ocorreu uma disputa por viva-voz entre as empresas. Após várias propostas de ambas, o Consórcio Canal Galheta Dragagem venceu o leilão ao apresentar o valor de outorga de R$ 276 milhões. Canal de acesso ao porto de Paranaguá é leiloado VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná Leia mais notícias no g1 Paraná.

FONTE: https://g1.globo.com/pr/parana/economia/noticia/2025/10/22/leilao-porto-paranagua-canal-de-acesso.ghtml


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